No ano de 1996, os corações gremistas foram preenchidos de alegria e euforia com a conquista do bicampeonato Brasileirão sob comando do técnico Felipão. A vitória decisiva sobre a Portuguesa com um gol nos acréscimos de Aílton, marcou a história tricolor. Mas onde esses grandes nomes do futebol gaúcho estão agora?
Saiba como estão os ex-jogadores do Grêmio atualmente
Goleiros
Danrlei de Deus Hinterholz foi peça fundamental na conquista do bi. Atualmente, afastou-se do futebol e segue carreira política, assumindo recentemente a secretaria de Estado do Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul. Já Eliezer Murilo Engelmann, destacando-se como reserva de Danrlei na época, hoje ocupa-se com negócios pessoais como empresário.
Laterais
Francisco Javier Arce Rolón, mais conhecido como Arce, atua como treinador de futebol, atualmente no comando do Olimpia. Roger Machado Marques segue o caminho de muitos ex-atletas e também se tornou treinador, já teve passagens pelo Grêmio e agora é instrutor de cursos na CBF.
Zagueiros
Mauro Galvão, após aposentar-se dos campos, tentou seguir carreira como técnico, mas hoje está afastado do futebol. Adilson Dias Batista, por sua vez, seguiu como treinador, tendo passado por grandes clubes do país e agora está em busca de novos desafios. A lista dos zagueiros campeões em 96 conta ainda com o paraguaio Catalino Rivarola Méndez e Luciano Williames Dias, ambos fora dos campos, o primeiro como empresário e o segundo como treinador.
Volantes
Dinho, cujo nome verdadeiro é Edi Wilson José dos Santos, marcou história no Tricolor e hoje dedica a vida à política, tendo experiência como vereador em Porto Alegre. Luís Carlos Goiano, nome fictício de Luiz Carlos Vaz, hoje ocupa o cargo de coordenador técnico do Novorizontino.
Meio-campistas
A lista dos campeões de 96 ainda conta com grandes nomes no meio campo como Emerson Ferreira da Rosa, Carlos Miguel da Silva Júnior, Jefferson Fredo Rodrigues e Aílton dos Santos Ferraz.
Emerson foi dono de um clube de futebol no RS que acabou por fechar, atualmente vive no exterior. Carlos Miguel ainda faz seu nome no Grêmio, sendo comentarista na Rádio Grêmio e auxiliar-técnico do sub-14 e do sub-15. Jefferson, mais conhecido como Jé, se aposentou e 2012, e Aílton atualmente trabalha no Fluminense.
Atacantes
Paulo Nunes, o artilheiro do campeonato brasileiro em 1996, é empresário e comentarista dos canais Globo. Rodrigo Grahl, por sua vez, encerrou a carreira como jogador em 2018 e hoje é gerente de futebol do Operário-MT. Além deles, temos também Zé Alcino e Zé Afonso, ambos aposentados.